5 dicas para expandir seu negócio no mercado internacional

5 dicas para expandir seu negócio no mercado internacional

Sabemos que o processo de internacionalização de empresas pode ser muito complexo, principalmente para quem vai realizar esta operação pela primeira vez. A falta de experiência no mercado internacional aumenta a insegurança para dar os primeiros passos, e por este motivo todo aconselhamento é bem vindo.

Entendemos como expandir negócio para o exterior é importante se você deseja ampliar sua presença de marca para além dos territórios nacionais. E para te ajudar a iniciar esse processo, trazemos 5 dicas importantes para alcançar o sucesso na expansão da empresa!

O que é preciso para expandir um negócio: 5 passos iniciais

1 – Faça uma pesquisa prévia sobre possíveis mercados

Um erro muito comum para principiantes em exportação é não estudar como funciona o mercado no país no qual ele vai aportar. Isso dá abertura a muitos atrasos no processo, visto que é muito comum que organizações precisem abortar a missão por risco de falência. 

Este fato comprova a necessidade de se fazer uma pesquisa prévia sobre mercados que despertam seu interesse antes de iniciar a exportação da sua marca. Estude todos os aspectos possíveis, desde a legislação do país até costumes culturais. Todos esses elementos constituem a base para uma empresa conseguir ter prosperidade no país.

Conhecer as regras fiscais no país pretendido é especialmente importante, pois isso interfere diretamente no desenvolvimento da internacionalização da sua empresa. Cada nação possui câmbio e regularização de mercado próprios, então todo cuidado neste momento de decisão é pouco.

Estude os cenários com paciência e atenção, medindo os prós e contras de se atuar em cada país. Assim, após muitas análises, você encontrará o território que melhor se adapta ao seu modelo de negócio, ampliando suas margens de sucesso. 

2 – Adquira todo conhecimento possível sobre o mercado escolhido

Depois de pesquisar os possíveis mercados e escolher aquele que mais lhe agradou, é o momento de mergulhar na história deste país. Situação econômica, estrutura social e hábitos culturais devem ser seu principal material de estudo, pois eles refletem diretamente no perfil consumidor do novo público.

Adquirir esse conhecimento vai te preparar para a montagem de estratégias eficientes nesta experiência internacional. Entendendo como funciona este novo mercado e a maneira que pensa seu público consumidor, haverá material para você traçar seu planejamento. 

Lembre-se que nem sempre o perfil do novo público é compatível com os clientes brasileiros. Da mesma forma que empresas estrangeiras adaptam suas políticas quando começam a atuar no Brasil, você deve fazer o mesmo quando internacionalizar seu negócio.

3 – Saiba adequar seu negócio ao novo mercado

Assim como será necessário adaptar seu modelo de negócio para exportá-lo, certamente também precisará realizar alguns ajustes no seu produto. São mudanças pontuais na forma de comunicar seus serviços ou realizar o design das embalagens ou divulgações. Isso porque, a depender da cultura local, existem elementos que passam mensagens negativas para o público consumidor. 

No Japão, por exemplo, a pronúncia do número 4 é muito semelhante à da palavra “morte”, logo os japoneses evitam esse número ao máximo. Na Espanha, o hábito masculino de ficar sem camisa em público é mal visto, a não ser que a pessoa esteja na praia. Lembrar destas questões culturais ao construir o marketing da sua marca no exterior é indispensável.

Se realizar o estudo de campo corretamente, estes detalhes serão percebidos antes mesmo de iniciar as tramitações para ingressar no novo mercado. Desta forma, você terá tempo para adequar seu produto conforme for necessário.

4 – Decore a legislação local

Este passo é muito importante para conseguir obter sucesso no exterior. Você precisa saber a legislação local de cor para não correr nenhum risco de ser penalizado por alguma irregularidade que passou batido. 

É preciso lembrar que existem condições, regularizações e até mesmo determinações de embalagens para cumprir, muitas vezes completamente diferentes das vigentes no Brasil. 

Por este motivo, faça um estudo aprofundado da legislação local e siga todas as exigências fielmente. Qualquer problema burocrático pode colocar sua carreira internacional em risco. 

5 – Participe de feiras internacionais

Ter parceiros internacionais é sempre um fator facilitador. Com uma ponte fazendo sua conexão com o mercado exterior os processos de exportação ficam bem mais simples, pois você terá profissionais engajados em fazer a sua adaptação no país escolhido.

E os melhores lugares para conhecer esses profissionais são as feiras de negócios internacionais, que reúne diversas multinacionais e seus representantes. Esta oportunidade é perfeita para você mostrar seu plano de expansão e conquistar a atenção de investidores de outros países, e também da moeda estrangeira.

Nessas feiras, você também pode trocar experiências com outros profissionais e entender melhor como funciona o mercado em outros países. Assim, você amplia seu conhecimento sobre a situação no circuito estrangeiro e refina sua estratégia de exportação com base nessas informações. 

As principais burocracias do processo de internacionalização de empresas

Por mais que as legislações sejam diferentes de um país para outro, existem algumas burocracias que são obrigatórias em qualquer processo de internacionalização. São processos que toda empresa precisa passar para conseguir atuar fora do Brasil, logo não há como ignorá-las. 

Uma das burocracias mais comuns é o pagamento de tributos, como é o caso do Imposto de Exportação. Elas existem para regular a saída de produtos nacionais para o mercado exterior e fazer a manutenção da empresa no Brasil, como é o caso do PIS – COFINS. 

Independente do país destino que você escolher, também serão cobrados impostos. Fique atento à legislação do país que você escolher para atuar de maneira legal. 

Outras burocracias que nenhum empreendedor consegue escapar quando vai atuar no exterior são as questões técnicas. Entre as principais, podemos citar a tradução de todo material corporativo para a língua estrangeira, o registro de marca para evitar plágio e a adaptação da equipe de profissionais. 

Também é importante citar a necessidade de procurar uma assessoria jurídica para organizar esse processo de transição. Se assegurar juridicamente é fundamental para evitar qualquer dor de cabeça na internacionalização da marca, portanto tenha um cuidado especial com esse processo. 

Contrate uma assessoria confiável, que você sabe que se atentará a todos os detalhes jurídicos para proteger sua empresa no exterior. Este será o primeiro grande passo para a transição, pois assim que a empresa estiver regularizada no exterior você já pode começar a pensar nos negócios que fechará no novo país!

Se você deseja contar com uma consultoria para te auxiliar com todas as questões burocráticas nessa transição, conte com a CPX! Deixe todas as questões cambiais sob nosso cuidado e se preocupe apenas com o crescimento da sua empresa.

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Sabemos que o processo de internacionalização de empresas pode ser muito complexo, principalmente para quem vai realizar esta operação pela primeira vez.