Risco operacional: cuidados que você deve ter nas transações de câmbio!

Risco operacional: cuidados que você deve ter nas transações de câmbio!

Uma transação de câmbio é uma operação que, como todas as outras movimentações financeiras, exige uma série de burocracias e cuidados. Isso porque esse tipo de transação está sujeita ao que chamamos de riscos operacionais. Sem se atentar a eles, as chances de arranjar problemas e possivelmente perder dinheiro é muito grande. 

Por isso, o objetivo deste artigo é alertar sobre os riscos operacionais para quem deseja iniciar no mercado internacional e, assim, evitar muitos erros de principiante. Fato é que mesmo profissionais com experiência de exportação podem ser vítimas desses perigos, portanto leia atentamente independente da sua atuação no mercado.

Riscos operacionais que devem ser evitados na área de exportação

1 – Acompanhe as tendências de queda e alta do mercado

Entender qual é a situação da moeda no cenário presente, acompanhando sua flutuação diariamente, é essencial para conseguir identificar o momento ideal de realizar uma negociação sem muitos riscos.

Entender quais são as circunstâncias que influenciam diretamente no aumento ou queda do câmbio também é fundamental. Além disso, existem ferramentas de análise técnica e circunstancial que fornecem insights preciosos sobre boas negociações, auxiliando na escolha de passos eficientes a serem dados na sua trajetória.

2 – Utilize o câmbio futuro

Quando você pretende fazer uma negociação futura, mas não deseja lidar com uma eventual flutuação negativa, a melhor estratégia é o câmbio futuro. Com esta prática, uma taxa de câmbio é pré-fixada para uma data futura, e então a negociação será embasada nessa taxação.

Por fim, evita a surpresa de lidar com uma possível instabilidade cambial, trazendo previsibilidade para a transação e mais segurança contra a desvalorização. Além disso, o câmbio futuro traz mais transparência para as operações, facilitando para ambas as partes um melhor planejamento de ação. 

3 – Contrate um ACC

Ao contratar um ACC (adiantamento sobre contrato de câmbio), você financia parte do valor do acordo antes sequer do embarque do produto. Desta forma, determinada quantidade chega em suas mãos em condições pré-estabelecidas de câmbio, diminuindo os riscos da perda de valores com a flutuação da moeda.

Outro método muito parecido é o Swap cambial. Através dela, o operador do negócio busca instituições financeiras com atividade no exterior para fechar um financiamento por meio de aplicação flexível e regular. 

Desta forma, ele se protege de eventuais flutuações cambiais, realizando grande parte das transações financeiras de maneira particular com outra instituição. Um cuidado fundamental é analisar bem as condições do contrato, como forma de garantir que é realmente mais vantajoso do que se arriscar contra o inesperado do mercado!

Boutique de câmbio: como ela pode te ajudar contra os riscos operacionais?

Quando você se sente inseguro em realizar uma negociação cambial, a melhor via de resolver este problema é contando com o auxílio de uma boutique de câmbio. Esta instituição é uma consultoria que oferece assessoria financeira internacional para quem está começando a negociar com o exterior, analisando os melhores cenários e condições para que você não perca dinheiro.

Nesta instituição, profissionais especializados em comércio internacional analisam seu contrato e propõem os melhores caminhos a percorrer, sempre prezando pela sua segurança financeira e com a preocupação de minimizar os riscos operacionais.

Desta forma, você fica respaldado por uma equipe gabaritada, engajada em encontrar as melhores soluções para o seu problema. Mesmo diante de um cenário de instabilidade, com grande flutuação de moedas estrangeiras, buscando as melhores condições de negociação.

A CPX Capital é uma marca preocupada em garantir sempre o melhor para cada cliente. Nossos profissionais são treinados para fazer as transações internacionais mais seguras, utilizando o método ideal para cada tipo de negociação. Conheça nosso trabalho e confie na CPX para ajudar com sua atuação internacional!

Faça um comentário

Uma transação de câmbio é uma operação que, como todas as outras movimentações financeiras, exige uma série de burocracias e cuidados. Isso porque esse tipo de transação está sujeita ao que chamamos de riscos operacionais.