Nos dias 22 e 23 de maio, irá acontecer no Porto de Salvador do bairro Comércio, um dos principais pontos da capital baiana, a 3ª edição do Fórum ESG Salvador, evento que visa reunir os nomes mais importantes do mercado para falar sobre sustentabilidade corporativa e projetar um futuro mais verde.
O evento é organizado pelos veículos Jornal Correio e Alô Alô Bahia, e as palestras serão divididas em seis trilhas, para facilitar a compreensão dos temas: Sustentabilidade Corporativa; Inovação e Tecnologia Sustentável; Diversidade, Equidade e Inclusão; Economia Circular e Gestão de Resíduos; Ação Climática e Biodiversidade e Inteligência Artificial para a Sustentabilidade.
Para empreendedores que desejam levar suas marcas para o mercado exterior, além de reforçar seus entendimentos em sustentabilidade, é de extrema importância participar do encontro. A temática está cada dia mais forte no meio corporativo nacional e internacional, sendo a base para diversas decisões estratégicas que, muitas vezes, definem quais empresas terão melhor posicionamento no seu segmento.
O Fórum Salvador terá vagas feitas por inscrições gratuitas, que serão disponibilizadas em breve. Uma oportunidade de fazer um ótimo networking e adquirir conhecimentos cada dia mais essenciais no meio corporativo com custo mínimo.
Conheça abaixo uma descrição resumida do principal foco de cada uma das trilhas de discussão!
- Sustentabilidade Corporativa: A valorização de práticas ESG no “orçamento” está cada dia mais comum. Essa mudança de atitude será a pauta desta trilha, que abordará a importância de considerações ambientais, sociais e de governança na busca por investimentos, além de explorar as novas abordagens do uso de finanças verdes.
- Inovação e Tecnologia Sustentável: O foco desta trilha é a descoberta de soluções inovadoras de problemas ambientais causados por práticas empresariais, visando reduzir o impacto ambiental. Nas palestras, também serão discutidas medidas modernas, com o uso de tecnologia, a fim de reduzir o uso de papel e outros elementos poluentes.
- Diversidade, Equidade e Inclusão: A adoção de medidas que visam promover diversidade e inclusão nas empresas é fundamental para estar dentro dos parâmetros de uma empresa responsável. Essa trilha tem o objetivo de elucidar as melhores práticas de ESG no quesito, além de discutir o impacto social que o meio corporativo causa quando apoia tais causas.
- Economia Circular e Gestão de Resíduos: Os palestrantes convidados para esta trilha apresentarão iniciativas que visam minimizar o desperdício e garantir a reutilização de materiais na indústria e nas empresas.
- Ação Climática e Biodiversidade: O espaço visa promover o debate sobre negócios sustentáveis e redução do impacto ambiental através de estratégias de sustentabilidade corporativa. Os palestrantes ainda desejam apresentar ao público presente alternativas para adaptar modelos de negócio tradicionais às novas exigências de ESG, sendo a trilha ideal para quem não quer começar algo do zero, mas potencializar o que já possui.
- Inteligência Artificial Para a Sustentabilidade: O objetivo nesta trilha é utilizar uma das mais destacáveis tecnologias atuais, a inteligência artificial, para impulsionar suas práticas sociais. Além da discussão sobre implementação da IA como ferramenta auxiliar da sustentabilidade, haverá ainda um debate sobre seu uso na promoção de uma governança corporativa transparente.
Fonte: Jornal Correio 24 Horas