Impacto das tensões geopolíticas nas operações de Comércio Exterior

Impacto das tensões geopolíticas nas operações de Comércio Exterior

Todo conflito internacional afeta diretamente a economia global. Recentemente, a intensificação de dois embates bastante violentos – Ucrânia contra Rússia e Israel contra Palestina e Líbano – movimentou bastante o mercado mundial, afetando de maneira direta as negociações de exportação e importação.

A interferência desses conflitos em questões mercadológicas e de logística são muitas. Na maioria das vezes, não é só o país envolvido no conflito que é afetado, mas sim toda a região próxima a ele. Problema de transporte, abastecimento de combustíveis e alimentos, encarecimento de suprimentos e problemas de logística são apenas algumas das questões causadas pelas guerras.

Volatilidade cambial e inflação global

As principais moedas utilizadas no mercado internacional, o dólar e o euro, sofrem bastante com variações durante um conflito global. A inflação internacional é impactada diretamente porque muitos setores do mercado são prejudicados quando há uma guerra, logo a circulação de capital é reduzida.

No caso mais recente, tratamos de nações que estão localizadas no Oriente Médio, região que concentra boa parte do petróleo, uma commodity essencial. Por conta do clima bélico, sua extração é bastante dificultada, o que torna essa matéria-prima mais cara e, naturalmente, inflaciona o mercado.

Pode parecer que a América Latina, por estar há milhares de quilômetros de distância do conflito, está a salvo dos seus efeitos. Contudo, esse pensamento é errado. 

Israel é um parceiro comercial relevante para o Brasil, sendo o 34º maior exportador para o país em 2023. Atualmente, a interrupção das atividades comerciais devido ao conflito impacta diretamente a importação de insumos, e os poucos contratos ainda vigentes estão fortemente inflacionados. Esse aumento se deve ao risco logístico e à demanda urgente de recursos, tanto para o financiamento do conflito quanto para a reestruturação do país. Logo, a dependência brasileira desses itens reflete a gravidade da situação e a pressão nos preços globais.

Aumento de custos de insumos e produtos

Como dito anteriormente, conflitos internacionais inflacionam o mercado e aumentam o custo de diversos produtos, principalmente commodities. Como o conflito mais latente da atualidade acontece no Oriente Médio, o petróleo e todos os seus derivados passam por um rigoroso processo de inflação, tendo seu preço aumentado em até 5 vezes mais do que a média em tempos normais.

E, como o petróleo é um dos insumos mais importantes da nossa sociedade, uma infinidade de produtos encarecem. Se programar para essa situação, estocando matérias primas em massa ou reservando parte do seu orçamento para cobrir esse gasto adicional, é fundamental para manter sua operação.

É igualmente importante planejar-se para a possível escassez de determinados commodities. Isso pode ocorrer tanto pela alta demanda de estoque quanto pelas dificuldades de transporte em regiões afetadas por conflitos. Quando esses insumos não estão disponíveis para exportação, todo o ciclo de produção pode ser impactado. Assim, a escassez de matérias-primas essenciais tem o potencial de paralisar cadeias produtivas inteiras, exigindo uma resposta estratégica e rápida das empresas.

Relações internacionais estremecidas

Talvez esta seja a consequência das tensões geopolíticas menos percebida, mas muitas relações entre países ficam tensionadas de acordo com seus posicionamentos na disputa. Relações comerciais entre nações podem ser desfeitas temporariamente ou definitivamente devido a discordâncias políticas. Isso pode abalar acordos comerciais de isenção de impostos e políticas fiscais, por exemplo.

O prejuízo para empresas de países em campos políticos opostos que firmam parceria é muito grande. E, diferente dos casos citados acima, essa é uma condição que pode perdurar para além do conflito.

Em um cenário de tanta instabilidade, é comum se sentir inseguro sobre quais passos dar no mercado internacional. Nesses momentos, contar com o auxílio de uma equipe de especialistas para orientar sobre as melhores decisões no que diz respeito a comércio exterior pode ser uma alavanca para o sucesso da empresa em tempos de crise..

Sobre a CPX Capital

A CPX Capital é uma boutique de câmbio que oferece assistência personalizada para pequenas e médias empresas que fazem remessa internacional. Por meio de um atendimento 100% humano, cuidamos de toda a burocracia, sem cobrar tarifas e taxas de corretagem.

Para toda companhia que faz negócios no exterior, o monitoramento do câmbio é fundamental. Afinal, em uma remessa internacional, ele dita o valor de Reais que será enviado e/ou recebido em uma conta corrente no Brasil. Contudo, sabemos que a correria do dia a dia, muitas vezes, impede o cumprimento dessa etapa de uma forma eficiente.

É exatamente esse o papel de uma boutique de câmbio: dar suporte em todo o processo de remessa internacional, a fim de oferecer o melhor custo benefício para cada transação. Acesse nosso site e solicite o contato de um especialista!

Faça um comentário

Recentemente, a intensificação de tensões geopolíticas movimentou o mercado mundial, afetando de maneira direta as negociações de exportação e importação.