O primeiro passo para qualquer empresa que deseja expandir seus ativos em âmbito global é conseguir uma boa linha de crédito internacional. Afinal, em um contexto de globalização, o que acontece em um país impacta diretamente o intercâmbio comercial em todo o mundo.
E, de fato, eventos como o Brexit, a Covid-19 e a guerra na Ucrânia têm mais relação com a sustentabilidade financeira da sua empresa do que você imagina. Isso acontece porque, ao menor sinal de crise socioeconômica, o comércio exterior fica mais suscetível a flutuações cambiais e restrições de financiamento a longo prazo.
Sendo assim, essa complexa dinâmica econômica significa que gerenciar o risco cambial diferencia uma empresa das demais do mercado. Isso porque ela oferece uma garantia de estabilidade financeira em um mundo repleto de incertezas. E é aqui que a linha de crédito entra em ação!
Se você deseja aumentar a projeção e a legitimidade da sua marca no exterior, mas não sabe por onde começar? Então, confira este artigo sobre como conseguir uma linha de crédito internacional segura e vantajosa para os projetos da sua empresa.
O que é uma linha de crédito internacional?
A princípio, uma linha de crédito internacional é um acordo entre instituições financeiras e empresas de diferentes países. O objetivo dessa operação é possibilitar que a organização em questão acesse recursos em moeda estrangeira para financiar atividades comerciais e projetos específicos.
Na prática, as linhas de crédito podem ser utilizadas para financiar importações, exportações, investimentos e projetos de infraestrutura — no caso de governos, por exemplo.
Assim como em um financiamento comum, esse processo envolve juros. Geralmente, essa taxa é proporcional ao prazo do pagamento. Ou seja, quanto mais longo o prazo, maior é a taxa de juros.
No fim, as taxas e condições variam de acordo com cada moeda e cada instituição financeira, seja ela um banco internacional ou uma boutique de câmbio, como é o caso da da CPX Capital.
Crédito internacional: quais os benefícios para as empresas?
Fato é que acessar uma linha de crédito internacional promove um maior desenvolvimento econômico, visto que facilita o investimento nos mais variados setores ao redor do mundo. Mas os benefícios para as empresas não param por aí. Confira:
- Maior flexibilidade financeira → Além de manter a estabilidade diante das flutuações cambiais, uma linha de crédito internacional ajuda a equilibrar o fluxo de caixa à medida que pode cobrir despesas operacionais e imprevistos financeiros.
- Mais possibilidades de investimento → Principalmente no caso de empresas de pequeno e médio porte, as linhas de crédito internacionais disponibilizam os recursos necessários para adquirir equipamentos e instalações de ponta, aumentando a competitividade no mercado.
- Construção de histórico de crédito → A partir das linhas de crédito, as empresas têm a chance de construir um histórico de crédito sólido e confiável. Isto é, passam a ser vistas com credibilidade por parceiros comerciais nacionais e internacionais.
- Projeção global → Imagine expandir o networking e as possibilidades de parceria para o mundo todo? Ao utilizar uma linha de crédito, as empresas podem negociar estoques, atender grandes pedidos, investir em áreas estratégicas e até mesmo conseguir descontos fiscais.
Como obter uma linha de crédito internacional?
Para garantir maiores chance de ter a linha de crédito internacional aprovada pelas instituições financeiras, é preciso seguir o passo a passo a seguir:
- Avaliar o planejamento estratégico → Em primeiro lugar, é importante que a empresa faça uma análise criteriosa do planejamento estratégico para alocação de recursos. Isto é, entender com qual finalidade a linha internacional de crédito será usada.
- Montar um plano para a utilização dos recursos → O ideal é que a empresa se informe com a instituição financeira sobre as condições de acesso à remessa internacional. Ela pode ser utilizada a partir de cartões de crédito ou transferências direto para a conta do tomador.
- Ter um planejamento financeiro → Outro passo importante é ter um planejamento financeiro bem estruturado, para garantir que será possível arcar com as parcelas acordadas no momento da negociação da linha de crédito internacional.
- Cumprir os requisitos mínimos → Todas as etapas anteriores são importantes para cumprir alguns dos requisitos mínimos para ter a linha de crédito internacional aprovada pela instituição financeira. São eles:
- Histórico de crédito sólido → O tomador de crédito precisa demonstrar que será capaz de cumprir com o acordo. Assim sendo, a instituição pode pedir demonstrações financeiras, balanços patrimoniais e demonstrativos de resultados da empresa.
- Documentação institucional → Além disso, é importante garantir que todas as documentações da empresa estejam em conformidade com a legislação brasileira, pois a instituição vai pedir o histórico de contratos comerciais, certidões negativas de débito e demais registros da empresa.
É importante reforçar que cada instituição financeira tem seus próprios requisitos e condições de negociação. Por isso, vale a pena pesquisar bem antes de optar por uma intermediadora.
Caso você já tenha tudo o que é preciso para solicitar sua linha de crédito internacional, entre em contato com a CPX Capital para realizar todo o processo. Conheça a nossa proposta e consulte os nossos especialistas.