As eleições norte-americanas seguem movimentando a economia e sociedade dos Estados Unidos, como já era de se esperar. Com propostas políticas diferentes e representando vias de pensamento díspares entre si, o mercado espera a definição do próximo governo para fazer indicações mais claras sobre como será a economia estadunidense em 2025.
Na disputa presidencial, duas realidades econômicas diferentes: de um lado o atual presidente, o democrata Joe Biden, que apresenta sinais de confusão mental e preocupa as empresas quanto à impossibilidade de saber em quais condições ele governará o país se for reeleito. Do outro, o polêmico ex-presidente republicano Donald Trump, que apesar de ser intempestivo e igualmente instável, sempre teve boa relação com o mercado.
O mercado “torce” pela eleição do candidato republicano, o que provavelmente deve se concretizar. Como Joe Biden vem dando indícios que sua idade está limitando-o no cargo, algo que se confirmou no debate recente entre ambos os presidenciáveis, o mercado reage com temeridade às chances da sua reeleição, visto que os investimentos nos Estados Unidos se tornarão consideravelmente mais arriscados com ele no poder.
Isso impactaria diretamente no mercado, que poderia entrar em uma leve recessão e causar a desvalorização do dólar. Para investidores brasileiros, isso seria um cenário positivo, visto que o Real se valorizaria perante a moeda norte-americana e o mercado dos Estados Unidos seria mais receptivo com empresas estrangeiras, talvez até mesmo liberando incentivos fiscais, na tentativa de fortalecer sua economia.
Porém, caso a tendência se confirme, Trump será presidente pela segunda vez, o que trará, pelo menos inicialmente, mais estabilidade à economia norte-americana. Apesar do temperamento difícil e declarações polêmicas, Donald Trump é mais assertivo nas suas decisões políticas, logo o mercado consegue reagir de maneira mais programada ao que o governo propõe, reduzindo drasticamente o risco de recessão.
Sobre a CPX Capital
A CPX Capital é uma boutique de câmbio que oferece assistência personalizada para pequenas e médias empresas que fazem remessa internacional. Por meio de um atendimento 100% humano, cuidamos de toda a burocracia, sem cobrar tarifas e taxas de corretagem.
Para toda companhia que faz negócios no exterior, o monitoramento do câmbio é fundamental. Afinal, em uma remessa internacional, ele dita o valor de Reais que será enviado e/ou recebido em uma conta corrente no Brasil. Contudo, sabemos que a correria do dia a dia, muitas vezes, impede o cumprimento dessa etapa de uma forma eficaz.
É exatamente esse o papel de uma boutique de câmbio: dar suporte em todo o processo de remessa internacional, a fim de oferecer o melhor custo benefício para cada transação. Acesse nosso site e solicite o contato de um especialista!