Terceirização de câmbio: o que é e quando fazer?

Seja no comércio exterior, eletrônico ou no setor de turismo, muitas empresas têm de lidar com operações de câmbio complexas, remessas internacionais e uma infinidade de regras fiscais para realizar suas atividades. Nesses casos, é comum que elas procurem um terceiro, como uma instituição financeira ou especializada em operações de câmbio, para assumir as demandas dessa área. É o que chamamos de terceirização de câmbio.

Sem dúvida, contratar esse serviço pode ser muito vantajoso para as organizações. Isso porque a responsabilidade de compra, venda e conversão de moedas estrangeiras passa a ser da empresa terceirizada.

Assim, sobra mais tempo e recursos para focar em serviços prioritários. Além disso, ao optar pela terceirização cambial, a empresa contratante acessa conhecimentos especializados ao mesmo tempo em que alcança maior eficiência operacional.

Qual é o melhor momento para terceirizar as operações de câmbio?

Geralmente, uma empresa opta pela terceirização de câmbio quando não tem recursos internos ou busca mais expertise para gerenciar as operações de câmbio. Também é possível recorrer a este serviço quando o volume de transações internacionais aumenta substancialmente.

Fato é que as legislações cambiais estão sempre sujeitas a mudanças, ao passo que também podem ser complexas. Portanto, terceirizar a área de câmbio significa contar com uma parceria experiente que garante atualização constante e conformidade com a lei. 

Ao mesmo tempo, a terceirização de câmbio também contribui para reduzir custos operacionais, visto que a empresa especializada pode identificar benefícios fiscais, redução de taxas de câmbio e operações mais eficientes. 

Esse trabalho pode, inclusive, ajudar a minimizar os riscos relacionados às flutuações cambiais e tomar decisões mais estratégicas. Sobretudo quando a empresa lida com um volume significativo de operações de câmbio.

Terceirização de câmbio: quais são os serviços ofertados? 

Em resumo, a terceirização de câmbio é quando um negócio contrata uma empresa terceirizada focada em lidar com as operações de câmbio. Isso inclui os seguintes serviços:

  • Conversão de moeda

Para fazer transações comerciais internacionais é preciso fazer a conversão de uma moeda para a outra. Geralmente, a empresa terceirizada fica responsável por analisar o contexto econômico e aproveitar oportunidades de redução de taxas cambiais.

  • Transações de câmbio

Ao assumir a responsabilidade pelas operações de câmbio, a empresa terceirizada pode executar transações em nome da contratante, indicando o melhor momento do mercado para o fechamento da operação de câmbio – que reduz significativamente o custo da transação. 

  • Hedge cambial 

Quando uma empresa lida com importação, exportação ou investimentos em moedas estrangeiras, também fica sujeita às flutuações nas taxas de câmbio. Sendo assim, o hedge cambial é uma estratégia para minimizar a exposição a variações de câmbio que podem impactar nos custos e nos lucros associados às transações em moedas estrangeiras. 

  • Consultoria especializada

Outro serviço que também faz parte da terceirização cambial é a consultoria. Isto é, oferecer orientação, treinamentos e workshops relacionados às tendências do mercado cambial, para que a equipe interna da empresa possa assumir as demandas futuramente ou tomar decisões mais estratégicas e embasadas. 

Terceirize as operações de câmbio com a CPX Capital

A CPX Capital ajuda empresas brasileiras a se estabelecerem no exterior. Como uma boutique de câmbio, oferece serviços como remessas internacionais, terceirização de câmbio e linhas de crédito local e internacional. 

Assim,  pequenas e médias companhias podem acessar soluções customizadas para as demandas que envolvem operações de câmbio. 

Saiba mais sobre nossa proposta e conheça nossos serviços!

 

Faça um comentário